Uma das maiores dificuldades que impedem empresas de contratar a agência de publicidade ideal para seu negócio é que grande parte delas não sabe o que está procurando, e muito menos qual Agência devem escolher para atender suas necessidades em Marketing e Publicidade.

Pensando nisso, decidi escrever esse artigo com algumas dicas essências para auxiliar você a encontrar a agência de publicidade ideal para atender a sua empresa.

1 – Entenda qual é a sua necessidade e busque agências que possam atende-las

O primeiro passo é entender qual a necessidade do seu negócio para começar a buscar soluções para elas.

Exemplo:

Sua marca nunca teve nenhum tipo de publicidade ou divulgação em nenhum canal de comunicação, mas você deseja começar a anunciar em plataformas online como Google e Facebook.

Nesse caso, você deve buscar empresas focadas em estratégias online, mas que tenham foco em empresas que estão começando a investir nisso agora.

Em grande parte, agências de pequeno porte irão ter uma compatibilidade maior com o que você está procurando.

Vejo muitas agências no mercado tentando convencer o cliente a adotar estratégias famosas atualmente como inbound, otimização SEO e etc.

Não são estratégias ruins, pelo contrário, mas geralmente são estratégias a longo prazo onde o cliente que começou agora acaba se frustrando pela demora de resultados.

Procure algo mais sólido para o seu negócio, que possa trazer bons resultados a médio e longo prazo e que seja feito sob medida para a sua empresa. Não aceite soluções genéricas e famosas porque te disseram que todo mundo usa, às vezes o que funciona em uma empresa pode não funcionar na sua, portanto fique atento ao que estão lhe oferecendo.

2 – Agende reuniões e observe o que será falado

É importante que você sente com todas as empresas postulantes ao cargo de “Agência Ideal” da sua empresa. Além de explicar sobre seu negócio e objetivos que queira alcançar é interessante observar a reação dos representantes da agência na reunião.

É imprescindível que num primeiro momento os representantes da agência escutem mais do que falem, e façam perguntas pontuais para direcionarem a conversa.

Passado isso, você deve ficar atento a qual será a reação dos representantes da agência depois de receberem uma quantidade imensa de material bruto a ser lapidado. O ideal é que seja passado um breve diagnóstico da sua empresa, e seja explicado o que poderia ser feito para que os seus objetivos sejam alcançados, levando em consideração informações passadas por você anteriormente como: disponibilidade de investimento, experiência anterior com marketing, objetivos e etc.

Infelizmente muitos profissionais anotam o que foi dito e informa que irão passar uma proposta por email, sem ao menos dizer o que será feito e qual seria a melhor estratégia a ser adotada.

Bons profissionais conseguem identificar os principais problemas e apresentar possíveis soluções para eles de forma ágil e clara.

Claro que não é tão simples assim, não espere uma resolução de campanha após meia hora de reunião, mas sim quais caminhos poderiam ser tomados pela a agência caso ela fosse contratada para elaborar a campanha de marketing da sua empresa.

3 – Você não precisa investir rios de dinheiro para começar a rodar campanhas de marketing

Esse é um dos maiores mitos que eu vejo circulando por ai, vários clientes ficam com medo quando escutam a frase: “Vou lhe enviar uma proposta por email”, achando que o preço das campanhas será altíssimo por conta de outros orçamentos que fizeram anteriormente com outras agências.

Muitas vezes isso acontece por dois motivos:

  • A agência em questão não soube fazer um diagnóstico correto de necessidades, objetivos e orçamento do cliente, e apresentou uma proposta incompatível com a realidade do mesmo.
  • Muitos profissionais agem de má fé sabendo que o cliente tem pouca experiência no assunto e tentam inflar ao máximo o orçamento para ganhar o quanto puderem num curto período de tempo.

Você não precisa de muito dinheiro para começar a investir em marketing, óbvio que quanto mais dinheiro se tem, melhores são as perspectivas de resultado. Mas o importante é começar a fomentar um marketing dentro da sua empresa, para colher frutos no futuro e aumentar a receita que vem dessa fonte.

O desafio de uma agência de publicidade é alinhar suas expectativas de resultado com o seu orçamento para desenvolver uma campanha compatível com essas diretrizes.

4 – Não existe milagre em Marketing, seja ele Digital ou Convencional

Uma vez eu fui chamado para uma reunião de um paceiro nosso com uma empresa que presta uma “consultoria de marketing”. Nessa reunião, a tal empresa (gigantesca por sinal), prometia resultados fantásticos e dados como certos caso a consultoria de marketing fosse contratada.

Aquela reunião me fez perceber algumas coisas:

Eles tinham bons cases, é verdade. Mas todos os cases apresentados eram de empresas multinacionais gigantescas, o que é bem diferente de uma empresa de pequeno porte que atua em um nicho de mercado bem diferente do convencional.

A agência em questão não se deu o trabalho de pesquisar sobre o potencial cliente que eles iriam atender, e além disso não se deram ao trabalho de ouvir e fazer um diagnóstico prévio daquele negócio em específico.

Basicamente eles ofereceram um plano padrão que seria adotado por todas as empresas da consultoria e ao ser encaixado nesse “modelo”, a contratante passaria a obter resultados de “outro mundo”.

Fazendo um comparativo bem raso, era como se eu tivesse um case de sucesso com a Coca Cola e fosse vender uma campanha de marketing do mesmo nível / orçamento / resultados para a “vendinha do seu zé”. É algo completamente inviável e fora da realidade.


Se estão lhe prometendo resultados incríveis logo nos primeiros meses, desconfie e tente entender melhor o que será feito, perca um tempinho pesquisando sobre as estratégias que irão adotar na sua empresa. Afinal é sempre bom ter um breve conhecimento sobre o que estão fazendo ou irão fazer pela sua empresa.

5 – Peça a opinião de clientes daquela agência

Essa dica é fundamental, poucas pessoas colocam ela em prática, mas é uma das melhores formas de descobrir se a agência em questão tem ou não um bom atendimento.

Geralmente essas empresas divulgam no site a sua cartela de clientes, geralmente lá estão os clientes mais imponentes da empresa.

Procure uns três clientes que tenham um porte ou nicho parecido com o seu e entre em contato para saber a opinião deles sobre a agência que você quer contratar.

Garanto que esse é um método bem eficiente para identificar alguns prós e contras da empresa.

É óbvio que cada experiência será diferente, mas se duas empresas falaram mal do comprometimento com prazos por exemplo, você já tem uma noção de que aquela empresa poderá estourar os prazos dos seus trabalhos.

Mesma coisa vale para os pontos positivos, se duas ou mais empresas falaram sobre o mesmo aspecto positivo daquela agência, é sinal de que isso seja verdadeiro e será um ponto positivo na contratação dessa agência.

Meça os pontos positivos e negativos de cada agência de acordo com o que foi ouvido, e faça sua escolha baseada nos pontos que você mais leva em consideração.

Por exemplo:

Prazo é algo que lhe incomoda? Então não procure uma agência com fama de estourar prazos.

Criatividade é um fator importante na hora de criar uma campanha para sua empresa? Então foque em agências que tenham soluções criativas ao invés de genéricas.

No final da sua lista, garanto que algumas opções serão eliminadas e irão auxiliar ainda mais na escolha da agência ideal para o seu negócio.

6 – Não foque somente em agências de grande porte

Muitos “marinheiros de primeira viagem” acreditam que somente agências imensas tem capacidade de gerar resultados em uma campanha de marketing.

Claro que essas agências tem mais estrutura que agências de pequeno porte, e impressionam bastante com seu portfólio e cartela de clientes…

Mas, não se iluda! É comum nesse meio, que agências de grande porte não deem a devida atenção para seus clientes de pequeno porte. Óbvio que não estou generalizando, mas que é uma prática comum no meio, isso é.

Vou dar um exemplo de causa, que vivenciamos há pouco tempo:

Atendemos hoje um cliente de pequeno porte que ficou 12 meses sendo “atendido” por uma grande agência aqui do RJ. Pagava-se um valor mensal onde já estavam inclusos todos os serviços e custos de patrocínio da campanha.

Os resultados não eram bons, e a contratante passou a desconfiar do trabalho, até que nos procurou em busca de uma mudança no marketing.

Acessamos as contas de anúncios da empresa e encontramos o problema para tais resultados tão irrelevantes.

A agência contratada além de não cumprir com todas as tarefas que foram designadas a ela no planejamento da campanha como: conteúdos para mídias sociais e blog, Otimização SEO, Email Marketing e etc, não estava rodando a campanha de anúncios conforme o combinado.

A campanha foi configurada no Google Ads e Facebook Ads, mas em nenhum momento foi ativada.

Resultado:

Em 12 meses, nenhum anúncio foi patrocinado, mais de R$ 20.000 de prejuízo e retorno praticamente zero.

Por isso, fique atento na hora de contratar uma empresa de grande porte que te ofereça resultados incríveis e que são possíveis somente com o trabalho mágico deles, pode parecer lindo por fora, mas as vezes é podre por dentro.


Dica Extra:

Você pode pagar os custos de patrocínio da sua campanha direto para o Google e Facebook, não caia nessa de pagar esses valores para a agência.

Sei que é uma prática comum de mercado, mas muitos clientes leigos no assunto acabam sendo lesados por profissionais e empresas que agem de má fé como a pessoa do exemplo acima.

Portanto tome cuidado e siga as dicas acima que eu garanto que você irá encontrar uma agência que tenha fit com o seu negócio.